Estratégias Políticas Inovadoras para as eleições de 2020

  • Encuentros

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, em parceria com a organização argentina Asuntos del Sur, promove o encontro Estratégias Políticas Inovadoras para as eleições de 2020. O evento ocorre na sede da Fundação em São Paulo (Alameda Barão de Limeira, 1400 – Campos Elíseos), no dia 02 de novembro, sábado, das 9 às 18h.

A mesa de abertura “Contexto político da América Latina, Brasil e São Paulo: uma visão socialista” visa discutir o atual momento político desde a perspectiva das esquerdas e do socialismo. Depois, acontecerão oficinas e rodas de conversas sobre ferramentas, métodos e experiências aplicadas para a inovação política.

A proposta é colocar em contato pessoas inovadoras com ações políticas inovadoras, conhecer, dialogar e buscar sinergias. 

Faça sua inscrição no evento. É gratuito, porém as vagas são limitadas. 

Programa do Encontro Estratégias Políticas Inovadoras para as eleições de 2020

9.00 a 9.30 hs | Credenciamento dos participantes

9.30 a 10.00 | Abertura – Boas-vindas aos participantes.
Proposta: Contexto do evento – este encontro ocorre no âmbito da Certificação em Inovação Política, curso on-line de três meses parceria entre o Asuntos del Sur e FLCMF. Será feita uma breve contextualização para quem não está fazendo a formação, bem como apresentar/reconhecer quem a está realizando.

10.00 a 11.30 | Mesa Tema: Contexto político da América Latina, Brasil e São Paulo: uma visão socialista

Matías Bianchi – Asuntos del Sur (Argentina)
Francisvaldo Mendes – Fundação Lauro Campos e Marielle Franco
Mônica Seixas – Bancada Ativista 
Toninho Vespoli – vereador de São Paulo pelo PSOL
Moderadora: Caru Schwingel – pesquisadora e ativista
Proposta: Esta mesa irá apresentar a atual situação política da América Latina, com vistas a identificar as visões e atuações da esquerda (governos e movimentos). Procurará responder: que agentes atuam na região? Quais ações da esquerda tiveram e têm efetividade? Qual o contexto político de continente, de país, estado e do Rio de Janeiro? A perspectiva é identificar, dentro do possível, ações e movimentos que tenham impulsionado o socialismo, igualdade social e os direitos humanos na região. Há aliados internacionalmente? E local? Como agir? 

11.30 a 11.45  | Coffee break

11.45 a 13.30  |  Oficina Método SISA – Elaboração de projetos políticos criativos com perspectiva feminista / Roda de conversa

Proposta: Apresentar o Método SISA como ferramenta para processos de inovação criativos com enfoque feminista. Fazer uma dinâmica com o Guia SuperSISA. Coordenadoras/ representantes de ações/organizações de mulheres apresentarão seus projetos e buscarão interseções com o Método SISA para criar projetos inovadores de incidência territorial.

13.30 a 14.30| Almoço

14.30 a 16.00 | Roda de Conversa  – Experiências políticas inovadoras 

Proposta: A proposta desta Roda de Conversa é colocar em contato pessoas inovadoras com ações políticas inovadoras. Com tantas situações difíceis vividas por nosso campo nos último anos, há também muitas pessoas, movimentos, instituições, políticxs com atuações integradoras que fazem avançar o bem estar social e os direitos humanos. A perspectiva é conhecer as ações e discutir estratégias possíveis para o campo político das esquerdas em São Paulo.

16.00 a 16.15  | Coffee break

16.15 a 17.15 | Convite à ação: segurança digital para ativistas

Proposta: Apresentar as principais ferramentas e estratégias para a segurança digital de ativistas políticos.

17.15 a 17.45Dúvidas sobre a Certificação17.45 a 18.00 | Fechamento do Encontro.

Serão tiradas dúvidas sobre a formação e feito o fechamento do Encontro.

O evento será na Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, Alameda Barão de Limeira, 1400 – Campos Elíseos, em São Paulo, capital, no dia  02 de novembro, sábado, das 9h30 às 18h

Venha fortalecer e/ou construir o campo político de São Paulo. Inscreva-se.
Vagas Limitadas / Alimentação inclusa.

También podría interesarte